Como garantir a sua privacidade ao utilizar computadores públicos

Como garantir a sua privacidade ao utilizar computadores públicos

Você se preocupa com a sua privacidade ao utilizar computadores públicos, como em lan houses, faculdade, bibliotecas e em outros lugares?Milhares de fraudes acontecem na internet diariamente - a grande maioria delas por descuido do usuário. Mas isso pode ser evitado ao seguir algumas dicas simples, poupando muita dor de cabeça no futuro.
  • Ao logar em seu e-mail, Facebook, Twitter, Orkut e em muitos outros serviços que exigem login, sempre desmarque a opção de salvar senhas oferecida pelo navegador, pois o próximo usuário pode acessar a sua conta com esses dados. Quando terminar de utilizar o serviço, não se esqueça de sair do seu usuário nos sites que exigem senha, desligando o computador em seguida.
  • Quando precisar transferir dados para um dispositivo de uso pessoal, como pendrives e discos rígidos externos, tenha sempre um antivírus instalado neles, como o USB Disk Security e o Ninja Pendisk!, evitando assim os famosos vírus de pendrive que acabam infectando os computadores que for utilizar depois, inclusive o da sua própria casa.
  • Máquinas públicas normalmente possuem soluções de segurança previamente instaladas e mantidas pela instituição, mas é sempre bom verificar se isso é verdade.  Caso o PC não possua nenhuma solução de segurança, baixe e instale soluções gratuitas, como o Avast! Free Edition e o Comodo Internet Security, utilizando o computador apenas quando eles estiverem instalados e atualizados.
  • Nunca, jamais, em hipótese nenhuma utilize o internet banking em computadores compartilhados. Se estes PCs já tiverem vírus, spywares ou cavalos de tróia previamente instalados o risco de exposição de seus dados bancários são quase certos. O mesmo se aplica a compras online.
  • Após utilizar o computador, exclua todos os dados de navegação com programas como o CCleaner Portable (que você pode sempre carregar no seu pendrive) ou no próprio navegador, evitando que os próximos usuários saibam que sites  você acessou.
  • Sempre olhe em volta para saber se alguém não está observando você ao digitar uma senha.
  • Se possível, utilize ferramentas proxy, como o Ultrasurf.
Postagem anterior
Próxima postagem

postagem escrita por:

0 Comentário: