10 aplicativos indispensáveis para você levar o tempo todo em um pen drive

Postado em 22:11 by Administrador

Os pen drives estão cada vez mais em conta e oferecendo bastante espaço para guardarmos uma variedade imensa de arquivos e programas. O item se tornou tão essencial na vida de quem trabalha com computador que não é raro ver uma pessoa com dois ou três deles na bolsa ou pendurados no pescoço, circulando pela empresa ou pelo shopping.
Você quer dar um upgrade nos seus dispositivos, perdeu seu pen drive ou, quem sabe, ainda não possui um? Vai a dica: existem dispositivos de aproximadamente 20 reais e 4GB de armazenamento espalhados pelas lojas virtuais e físicas do nosso país. Basta fazer uma pequena pesquisa e comprar o seu.
Apps Portáteis
Tem quem prefira carregar apenas um pen drive com grande capacidade de armazenamento, como é o caso dos dispositivos de 32 e 64 GB, para acessar tudo em um só local. Outros preferem manter os documentos, músicas, fotos e arquivos importantes em pen drives separados, para evitar que um acidente danifique todos os arquivos.
Seja como for, separamos aqui uma lista com ferramentas indispensáveis para quem dá valor à portabilidade e precisa de mobilidade para trabalhar, viajar ou facilitar a vida. Com as ferramentas certas, você poderá navegar na internet, verificar seu e-mail, editar suas fotos e realizar várias outras atividades - não importa qual computador você esteja usando.
Confira as dicas:

1. Para navegar com segurança na web

Você sabia que existem versões portáteis de navegadores conhecidíssimos? É o caso do Chrome e do Firefox Portable. Basta baixá-los e instalá-los no dispositivo USB. Você pode até mesmo colocar seus add-ons e extensões favoritos. Além disso, bloquear comportamento malicioso fica mais fácil, já que você pode sincronizar todos os seus favoritos com seu PC doméstico e acessar, com segurança, todos os sites que pedem senha na internet.
Apps Portáteis
Por estar rodando um navegador diretamente do pen drive, você não grava cookies, histórico de navegação ou arquivos temporários no computador que estiver usando. Portanto, é a solução ideal para cybercafés, lan houses, empresas, faculdades, escolas ou qualquer lugar que você deseje ter privacidade e funcionalidade caminhando juntas.

2. Mantenha suas senhas sempre seguras

Senhas são fatores críticos na vida de qualquer internauta. Se você prefere não armazená-las em um serviço online, como o LastPass, talvez seja melhor utilizar um sistema conhecido como password vault, que deixa todas as suas senhas armazenadas em segurança em um dispositivo. 
Apps Portáteis
Um aplicativo gerenciador de senhas chamado KeePass Portable é ideal para esse propósito, além de ser gratuito. Ele requer uma senha mestre para abrir todas as suas outras senhas, portanto, é ideal que ela seja muito bem bolada e, ao mesmo tempo, fácil de lembrar, pois no KeePass você poderá armazenar chaves de programas, senhas de e-mails e redes sociais, PINs de cartões do banco, detalhes de conexão, nomes de usuário e muito mais.

3. Compacte arquivos quando quiser

Uma vantagem bacana do Windows é poder lidar com arquivos ZIP de maneira nativa, ou seja, não é preciso ter um programa especialista em arquivos compactados nesta extensão para descompactar arquivos em um PC. Mas, se você é do tipo que adora fazer download e upload de arquivos na internet, sabe que o formato RAR é campeão no ranking dos arquivos compactados. E sem uma ferramenta especializada, você teria um grande problema para abrir esse tipo de arquivo em outro computador.
Apps Portáteis
Para resolver o impasse de uma vez, é legal ter um programa simples, direto e versátil como o 7-Zip Portable em seu pen drive. Sabe-se lá quando você vai se deparar com formatos RAR, GZIP, TAR, CAB, ISO ou ARJ... O aplicativo dá conta do recado: compacta, descompacta e ainda encripta arquivos para garantir maior segurança.

4. Evitando acidentes com seus dados

Acidentes acontecem, e o melhor a fazer é estarmos preparados. Mesmo que a lixeira do Windows sempre dê uma segunda chance ao usuário que deletou um item, ela não é à prova de descuidos. Se você pressionar a tecla Shift enquanto pressiona a Delete, adeus arquivo, certo? Errado. Certas ferramentas são especializadas na recuperação de arquivos acidentalmente deletados, perdidos ou mesmo corrompidos e danificados.
Apps Portáteis
Uma dessas ferramentas, o Recuva, está disponível para sistemas de 32 e 64 bits. Ela pode recuperar imagens e documentos em geral, bem como e-mails deletados, arquivos do Word que foram perdidos depois de um travamento no sistema, entre outros. E sempre tentará recuperar arquivos de drives formatados. Basta selecionar o que deseja e cruzar os dedos - pois, apesar de eficiente, a ferramenta não faz milagre, caso o arquivo tenha sido deletado há muito tempo.

5. Trabalhe com fotos e imagens

Suponhamos que você viajou e foi visitar a família. Ao encontrar sua tia, que acabou de passar as fotos da câmera para o PC, você percebe que ela não consegue editar nenhuma imagem por não ter um programa adequado no computador. Se você estiver com seu pen drive e nele estiver instalada uma ferramenta simples e bacana, você poderá quebrar o galho da titia e ainda deixar as fotos com um toque de classe.
Apps Portáteis
A sugestão para situações como essa é um programa de código aberto e muito poderoso chamado Gimp Portable (quem o conhece do Linux, já sabe do que estamos falando). O aplicativo trabalha com camadas, filtros, plug-ins, efeitos e possui uma série de ferramentas para retoques precisos, remoção de olhos vermelhos, ajuste de contraste, cores, brilho, saturação e muito mais. E leva vantagem por não ser complexo.

6. Seu escritório longe de casa

Os aplicativos mais procurados por quem precisa de mobilidade e praticidade são os de escritório, como o Microsoft Word, Excel e PowerPoint. Uma boa alternativa - que eliminaria o uso do pen drive - seria editar arquivos na nuvem, usando serviços como o Google Docs ou o Microsoft SkyDrive, não é mesmo? E se, por acaso, você precisar editar um texto, apresentação ou planilha em um local onde não haja conexão com a internet?
Apps Portáteis
Mais uma vez, o prevenido vale por dois: utilize uma suíte portátil de aplicativos de escritório, como o OpenOffice.org. Ele é repleto de ferramentas com excelente compatibilidade, além de ser gratuito e de código aberto. Escrever ou editar um texto, apresentação ou planilha vai ser canja. A interface do programa é muito parecida com os da suíte da Microsoft e as atualizações são gratuitas.

7. Diversão também faz parte

Nem só de suítes de aplicativos para escritório, editores de imagens e recuperadores de arquivos vive o usuário. Quando você quiser se divertir um pouco e curtir um videozinho ou uma playlist de músicas, basta ter o VLC Media Player Portable instalado em seu pen drive e encontrar um PC para rodar os arquivos.
Apps Portáteis
Este programa suporta praticamente todos os formatos de mídia, com uma grande vantagem: elimina a necessidade de procurar por codecs. Se você tiver um arquivo FLV, FLACMP3, MOV, MKV, DIVX, WMV, dentre outros, é só apertar o play, sentar na poltrona e curtir o conteúdo!

8. Proteja-se contra os vírus e arquivos maliciosos

Talvez você esteja certo que seu computador esteja livre de vírus, mas quem garante que os outros estarão imunes? É melhor não assumir o risco e, mais uma vez, deixar a prevenção falar mais alto. 
Uma maneira profilática de utilizar seu pen drive no computador alheio é rodar um antivírus portátil, como o ClamWin. O programa, de interface simples, possui uma base de dados de vírus atualizada, além de um varredor autônomo e integração com o menu de contexto do Windows Explorer.
Apps Portáteis
A desvantagem (se é que pode ser chamada assim, por tratar-se de um aplicativo portátil) é que o ClamWin não faz varreduras em tempo real, como proteção residente. É preciso ativá-lo manualmente a cada nova necessidade de busca por vírus. Mas, ainda assim, é altamente recomendado para quem utiliza o pen drive em computadores desconhecidos.

9. Espiões? Nem pensar!

A maioria dos programas antivírus não consegue encontrar os chamados spywares ou outros programas maliciosos. Para manter o sistema livre destes malwares, principalmente se você precisar acessar sua conta do internet banking, é melhor rodar uma ferramenta que garanta sua tranquilidade.
Apps Portáteis
Uma boa dica é o já conhecido Spybot Search & Destroy, em sua versão portátil. Este programa é famoso por sua eficiência em encontrar e destruir arquivos mal intencionados, como tracking cookies, trojans e spywares.

10. E por último, mas não menos importante...

Tenha um protetor de pen drives instalado em seu dispositivo. Por serem pequeninos e fáceis de perder, pode ser que um dia você venha a lamentar o esquecimento de seu pen drive em algum local, não pelo preço que ele custa, mas pelas informações nele contidas. 
Apps Portáteis
Se você possui informações confidenciais, muito pessoais ou de extrema importância em seu pen drive, não deixe de instalar um software de segurança que garanta sua privacidade. O FreeOTFE é uma ferramenta de encriptação que roda direto do pen drive, permitindo a você encriptar ou desencriptar arquivos em tempo real. Entretanto, o aplicativo requer direitos do administrador do computador em uso. Para contornar essa situação, basta utilizar arquivos zip encriptados. 
E você, tem alguma sugestão de aplicativo portátil que faria falta em seu pen drive? Conte para nós nos comentários!

Sem resposta para "10 aplicativos indispensáveis para você levar o tempo todo em um pen drive"