Aprenda a proteger seu e-mail contra vírus e spams

Aprenda a proteger seu e-mail contra vírus e spams


Segundo pesquisa, cerca de 97% dos usuários que usam internet utilizam também uma conta de e-mail. Praticamente todos já receberam uma mensagem com conteúdo perigoso em sua caixa de entrada. Por isso, é necessário prestarmos atenção com a nossa segurança online.

Basta apenas um e-mail com conteúdo duvidoso para arruinar seu computador, roubar seus dados financeiros, sua identidade e até seus relacionamentos em redes sociais. Infelizmente não existe sequer um método que faça com que você não receba mais spams (lixo eletrônico) em sua caixa de entrada, mas existem vários processos que podem ser tomados para evitar que sua conta receba mensagens indesejadas.

Confira algumas dicas importantes que irá ajudar você a proteger seu computador e sua conta contra e-mails maliciosos.

Usar anti-spam

Uma boa dica é instalar um software anti-spam ou utilizar serviços de e-mails conhecidos que contém essa ferramenta como: Hotmail, Gmail ou Yahoo. Esse tipo de software pode identificar e detectar automaticamente spams ou e-mails ofensivos e evitar que essas mensagens cheguem à sua caixa de entrada. Veja também boas alternativas de anti-spyware.
Atenção ao se cadastrar

Uma regrinha muito importante para quem não quer ser alvo de spams, é não ser um clicado compulsivo, não divulgar seu e-mail na internet e nem em redes sociais. Análise bem o endereço do site e o conteúdo que você navega.

Recomendo que tenha pelo menos dois endereços de e-mail em serviços confiáveis. Use um dos endereços apenas para correspondências pessoais e o outro para se inscrever em sites, fóruns públicos, salas de bate-papo, redes sociais, etc.
Elabore um e-mail difícil

O endereço que você utiliza para trabalho ou para uso próprio deve ser difícil de adivinhar. Os criadores de spam ao lhe enviar as mensagens usam combinações evidentes de palavras, nomes e números para criar listas de possíveis endereços. Ao criar seu endereço particular não utilize simplesmente seu nome e sobrenome. Seja criativo e personalize seu endereço de e-mail.
Não tenha pressa

Nunca abra as mensagens com pressa para ver as informações que elas contêm. Verifique com muito cuidado e veja se há conteúdo perigoso, porque uma vez que elas forem abertas não há como voltar atrás.
Nunca responda a e-mails suspeitos

Ao suspeitar que você tem um e-mail em sua caixa de entrada e desconfia que é spam, nunca responda, não clique e nem abra anexos, apenas exclua-o. Vários remetentes de spam verificam respostas de recebimento e registram essas respostas. Além disso, não clique em links para cancelar o recebimento de e-mail de fontes questionáveis; às vezes os links de cancelamento de assinatura são falsos e sua resposta serve para coletar informações que o endereço de e-mail existe, o que pode resultar em muito mais recebimento de mensagens indesejadas. Tome muito cuidado.

Já ouviu falar de Scam? Descubra aqui como eles enganam muita gente na internet.
Atualize seu antivírus e o navegador

Certifique-se que seu navegador e o software de antivírus esteja em dias. Grande parte dos programas de segurança contra bytes maliciosos possuem aplicativos para combater os spams, e podem ajudar nessa luta.

Se você já teve problemas com os indesejáveis spams ou utilizou as nossas dicas, comente aqui se teve algum resultado. Você também pode mandar uma sugestão de pauta pelos comentários ou pelo fórum. Conheça também os golpes mais aplicados na web.
Postagem anterior
Próxima postagem

postagem escrita por:

0 Comentário: